A cotação de convênio médico é realizada de modo a obter o melhor preço plano de saúde individual, aliado a mais benefícios e boas condições de usufruto desse tipo de serviço.
Não se pode negar que os planos de saúde para pessoa física são mais caros em relação aos voltados para empresas, pois, estes garantem contratos mais volumosos e, por isso, acessíveis.
O plano de saúde empresarial é um benefício que a empresa entrega ao seu colaborador, porque os valores das mensalidades são bem em conta e o empregado pode ter todos os benefícios que um convênio médico completo oferece.
Por isso, se você tem a opção de aderir um plano empresarial, ou um plano para MEI, aproveite a oportunidade.
Mas não pense que um convênio médico para pessoa física é inviável, porque é possível solucionar esse problema de preço ao contar com a intermediação de corretores.
Ele te ajudarão na cotação de plano de saúde individual barato, em SP e regiões próximas, com a melhor relação entre custo e benefício.
Os corretores possuem ampla experiência e atuação no segmento, eles têm acesso às melhores condições e a diversos planos de seguradores diferentes que são repassadas a segurados individuais.
Por isso, uma conversa com ele é vantajosa, porque te conhecendo ele fará uma cotação de convênio médico com as condições que você precisa dentro de um valor que caiba no seu bolso.
Além disso, é importante conhecer algumas informações sobre o plano de saúde para pessoa física antes de realizar a cotação. Para te ajudar com isso, preparamos a seguir os principais pontos. Confira:
Por que ter um plano de saúde individual
Antes de tudo é preciso saber o porquê de se ter um plano de saúde individual. Bom, basta saber que ao contratar um convênio médico, por meio de uma cotação, você terá a sua disposição assistência saúde 24h.
Pois é, se você precisar de um atendimento emergencial no meio da madrugada, ou até no decorrer do dia mesmo, lá estará um centro médico de pronto atendimento a sua disposição com todo conforto que um atendimento particular oferece.
Além disso, se você precisar de uma internação ou de uma cirurgia, não precisará gastar uma fortuna para isso, porque o seu convênio te dará segurança.
Então, mesmo que você não use muito o plano, é muito vantajoso saber que em um momento de necessidade terá uma ajuda sem gastar mais por isso.
Além disso, o plano médico é muito importante para pessoa física, veja:
Importância dos planos de saúde pessoa física
Atualmente, as relações de trabalho são outras: muitos investem em trabalhos autônomos, também conhecidos como freelancer.
Por isso, há muitos profissionais que atuam sem carteira assinada ou vínculo empregatício formal, tanto porque desejam uma independência de horário e a possibilidade de melhorar as finanças como motivado pelo desemprego.
Além disso, têm empresas que não oferecem convênio médico e, por isso, os colaboradores escolhem fechar contratos com grupos de saúde sem a mediação da empresa onde trabalham.
Os planos de saúde pessoa física visam suprir as demandas da significante parcela de pessoas que deseja contar com a assistência integral de médicos e hospitais a qualquer momento.
E novamente os corretores são uma ajuda nesse momento, porque são responsáveis por garantir contratos com benéficos e escolher o plano com as características mais adequadas a cada um, dentro do orçamento disponível e das expectativas.
Como obter um bom plano de saúde particular individual
Os convênios ou seguros de saúde são serviços que oferecem assistência médica especializada. Para aproveitar tudo isso é preciso fazer uma cotação do convênio com um corretor e fechar a contratação.
Após a escolha e contratação será preciso fazer pagamentos mensais para garantir acesso aos serviços.
Alguns fatores podem ser determinantes na hora de escolher o plano ideal. Sendo assim, algumas dicas são fundamentais antes de fechar contrato, veja:
- Reajustes: anualmente a ANS (Agência Nacional de Saúde) determina uma porcentagem de reajuste dos planos de saúde pessoa física, a fim de evitar aumentos abusivos e prejudiciais aos consumidores. É bom acompanhar para não ter surpresas.
- Respeito à legislação: é importante escolher grupos de saúde que respeitem as determinações da ANS (por exemplo, porcentagem de ajuste anual, serviços básicos, etc).
- Cada contrato possui suas especificidades: alguns planos possuem carência, enquanto outros apresentam restrições para exames, tipo de leito, abrangência territorial, etc. Avalie suas reais necessidades e seu histórico de saúde para fazer a escolha mais acertada.
Por meio da corretora, é possível adquirir planos de saúde pessoa física mais acessíveis e ter sempre um corretor à disposição para te ajudar dúvidas contratuais, por exemplo.
Dicas da ANS (Agência Nacional de Saúde)
Além das dicas que oferecemos, na hora de fazer uma cotação de convênio médico é bom estar por dentro das principais orientações da ANS.
Por que, ela é a agência reguladora de planos de saúde no nosso país, dando as regras que devem ser seguidas pelas seguradoras, veja a seguir alguns procedimentos básicos que todos os convênios médicos precisam oferecer:
- Atendimento integral ao recém-nascido com sala de parto, berçário e UTI se for preciso.
- Consulta ou sessão com o psicólogo (com diretrizes de utilização). A saúde mental é uma preocupação do Estado brasileiro, uma vez que muitas pessoas manifestam depressão, ansiedade e tantas outras.
- Sessão de acupuntura: esta técnica é muito usada atualmente para controle de dores e estresse.
- Cateterismo da artéria radial, cateterização cardíaca e por via transeptal, cateterismo ureteral, cateterismo arterial para quimioterapia, quimioterapia por cateter e outros…
- Ultrassonografia: de mama, de órgãos superficiais, obstétrica e outras…
- Ressonância Magnética: de bacia, base do crânio, articulação temporomandibular, de coração, coxa…
Destacamos esses procedimentos, tidos como básicos para a ANS, mas existem muitos outros. Se quiser ver mais, acesse esta planilha: Rol de Procedimentos.
A agência também regula as regras de portabilidade para mudança de operadora de plano de saúde, veja o que ela diz:
Antes: se você não sabe o que é portabilidade, explicaremos. A portabilidade é a possibilidade de mudar de uma seguradora para outra (da Bradesco para Amil ou vice-versa) levando junto os benefícios que você já tem e a dispensa de carência.
Agora sim, vamos ver o que diz a regulação:
“A realização da portabilidade de carências deverá ser disponibilizada por via eletrônica caso a operadora do plano de destino ou a administradora de benefícios responsável pelo plano de destino ofereça a contratação eletrônica de planos privados de assistência à saúde”
Ou seja, se a operadora que você quer ir, possui opção de contratação online, você deverá ter a possibilidade de fazer a portabilidade online também.
E para realizar a portabilidade é preciso atender a alguns requisitos, destacamos três:
- Seu convênio médico deve estar ativo na sua operadora atual.
- Não pode haver atrasos de mensalidades na seguradora de origem.
- O prazo de permanência deve ter sido cumprido.
A portabilidade é uma possibilidade caso você já possua um plano de saúde individual e queira mudar de segurado por algum motivo. Então, fala com um corretor para que ele possa te ajudar.
Onde adquirir excelentes planos de saúde SP individual
Destaque pelos excelentes negócios e contratos firmados com seus clientes de São Paulo, a Starcon Seguros, possui planos de saúde e outros seguros com as melhores opções na hora de cotar e contratar planos de saúde individuais.
Os profissionais e a equipe de atendimento da Starcon Planos de Saúde e Seguros estão sempre dispostos a sanar dúvidas e esclarecer todos os detalhes relacionados ao convênio, sua aquisição e utilização.
Por isso, entre em contato conosco por aqui ou faça a simulação do seu plano de saúde aqui.
Você se interessou por Planos de Saúde Pessoa Fisica mas não sabe como adquirir ?
Clique aqui e nossa equipe irá entrar em contato